Pages

7 de janeiro de 2010

A Relevância dos Relevantes

Uma das palavras mais faladas atualmente no meio internético tem sido "relevância". Quem tem perfil no Twitter e segue determinadas pessoas sabe que a tal palavra, em determinados contextos, é utilizada quase tanto quanto uma vírgula ou uma pausa para respirar. "Relevância isso, relevância aquilo". Bom, mas o que é "relevância"? Segundo o senhor Aurélio, significa "importância". Ok, algo relevante é algo importante. Mas alguém relevante é, necessariamente, alguém importante?

Continuando no assunto Twitter, a relevância tem sido alvo de grandes discussões entre twitteiros considerados "famosos" (não vamos citar nomes aqui, certo? Você sabe de quem estou falando). Para essa turma, o número de pessoas que os seguem define precisamente a importância que eles têm - ou pensam ter - na Internet. Se o seu blog tem tantos pageviews por dia, você é relevante. Se não tem, você não é. Simples assim. Peraí, simples?

Com o advento dos scripts do Twitter, a fórmula do "mais followers, mais relevância" meio que perdeu a razão de ser. Pessoas que, teoricamente, não são importantes passaram, do dia para a noite, para o lado brilhoso dos holofotes. E teve muita gente mordida com isso, ah, se teve. Muita gente reclamando que estavam trapaceando no jogo, que com script não valia, e por aí vai. Como se tudo fosse um grande jogo e alguém tivesse acabado de desrespeitar a regra mais sagrada de todas.





Mas voltando à ideia de relevância. Digamos que o blog da Mariazinha tenha 4 mil pageviews por dia. Mesmo que a Mariazinha poste apenas coisas copiadas de outros blogs, o número de visitas que sua página recebe a coloca na lista das pessoas importantes da Internet, certo? Bom, é assim que muita gente pensa. Agora digamos que o blog do Joãozinho receba 30 pageviews por mês. De acordo com a tabela problogger de fama, Joãozinho é um ninguém, um mané que fez um blog apenas porque tá na moda. Mesmo que Joãozinho escreva textos excelentes, ou use o blog como portfólio de seu trabalho (que não é necessariamente ruim só porque o site tem poucas visitas).

A questão das visitas aos sites tem tornado muitas pessoas importantes demais, e outras, de menos. O conteúdo, que deveria ser o mais importante, é deixado de lado nessa briga pelo Ibope internético. "Eu tenho milhares de leitores, garoto, aprenda comigo". Mas vamos analisar com cuidado o significado da palavra relevância. Como já foi dito, relevância é igual a importância, ou seja, são sinônimos. E aí vamos entrar em uma questão interessante: qual é a importância verdadeira de um blog para a Internet brasileira enquanto instituição? Quantos milhões de reais uma empresa vai ganhar anunciando em um blog? Quantos milhares de clientes uma marca vai conquistar colocando o logo dela no fim de um post (pago)? Será que os executivos do alto escalão de alguma marca vão pensar "o que seria de nós sem aquele blog?"?

No lugar de "eu sou relevante, você não é, seu perdedor", não seria muito mais interessante ver posts inteligentes em blogs? Posts originais, e não apenas copiados de um ou de outro? Chega de perguntas. Aliás, ignore esse texto, por favor. O bloguinho aqui tem pouquíssimas pageviews, e com certeza os argumentos desse texto não são nada relevantes. Desconsidere.

Nenhum comentário: