Pages

5 de janeiro de 2010

O Rock e seu Discurso

Em sua origem, o rock era um gênero musical basicamente dançante. Poucas eram as músicas que tinham letras mais profundas ou que passavam alguma espécie de mensagem, fora balançar o esqueleto. Mesmo assim, o início desse movimento foi extremamente importante para a cena musical mundial, pois dele derivaram todos os outros estilos de rock que conhecemos hoje em dia (hard rock, punk, progressivo e assim por diante). Assim, a importância do rock não estava em seu discurso lírico, e sim na mudança de comportamento que ele acabou estimulando.

Pouco tempo após o sucesso estrondoso de Elvis Presley, considerado até hoje o "rei do rock", outros artistas começaram a fazer sucesso - destaco, aqui, os Beatles. O grupo britânico, capitaneado pela dupla Lennon/McCartney, fez o rock evoluir de maneira gigantesca em todos os aspectos. Além de as partes instrumentais passarem a ser mais trabalhadas tecnicamente, as letras começaram a ter mensagens de verdade. O tema "balançar o esqueleto" ainda estava lá - 'Twist and Shout', por exemplo -, mas os Fab Four mostravam que tinham mais coisas a dizer - um bom exemplo disso é "Across the Universe".

A próxima grande "onda" do rock foi a do progressivo. Instrumentistas influenciados por diversos estilos, como música erudita, jazz e blues, misturaram tudo o que sabiam para criar músicas grandiosas, cheias de texturas e climas. Na parte lírica, a turma do rock progressivo usava e abusava de referências a obras literárias em suas letras. A mensagem era, então, intencionalmente mais profunda, visto que a literatura é, em essência, a forma de arte que mais leva à reflexão. Resumindo, a ideia do progressivo era pegar o que já existia em termos de rock e elevar aquilo ao cubo.


 
Quase que imediatamente após o progressivo, surgiu o completo oposto: o movimento punk. O instrumental simples, por vezes até amador, era sustentado por letras ácidas, que cuspiam na cara do ouvinte toda a insatisfação dos punks com a podridão do mundo. O fato de as músicas terem três ou quatro acordes (no máximo) não significava nada para eles. A grande questão era que eles tinham algo a dizer e era isso que interessava. Depois, vieram diversas outras ondas, como a do hard (onde o objetivo era a pura diversão, por isso as letras falavam de festas, bebidas, mulheres e sexo, e por isso as vestimentas eram espalhafatosas), do heavy metal (que sempre foi um movimento mais "sério", com letras mais maduras e instrumental trabalhado, mas sempre com exceções) e do grunge (que foi um punk moderno, só que o foco era menos social e mais pessoal do que o da turma do moicano).

Fazendo esse breve (e falho, perdão) histórico do rock no mundo, é fácil perceber que o rock sempre teve uma mensagem a passar, um discurso próprio. Às vezes, a mensagem era simplesmente "dance até seus pés doerem", às vezes era "não aguento mais a repressão". A questão é que a música era feita por alguém que tinha algo a dizer. Mas e hoje? Qual é a mensagem do rock hoje em dia? O amor é um tema sempre presente, em qualquer época do estilo, mas o que vemos hoje é esse sentimento transformado em choradeira, em lamentação. As questões sociais dificilmente são abordadas atualmente, talvez porque tudo realmente esteja às mil maravilhas.

Uma das grandes características do rock, desde sua origem, é a capacidade que este gênero musical possui de influenciar o comportamento dos ouvintes. O rock sempre foi o estilo "transgressor", "rebelde", e essa alcunha tem sua verdade, no sentido de não haver conformismo, de não aceitar nada ser empurrado goela abaixo... Mas qual é a influência do rock hoje em dia? O penteado? A cor das suas unhas, o modelo do seu tênis, a estampa da sua camisa? O rock, ao que parece, está se tornando um estilo cada vez mais genérico, apenas uma "maquiagem" sonora para alcançar uma geração "rebelde (realmente entre aspas)", que não tem nada a dizer. Pode me chamar de saudosista, se você quiser, mas eu não troco, de forma alguma, qualquer música do Legião Urbana - que tinha no máximo cinco acordes, mas passava mensagens de explodir a cabeça - pelo "rock" de hoje em dia.

Nenhum comentário: