Pages

14 de janeiro de 2010

A Evolução da Propaganda

Não sou publicitário, nem especialista em marketing, em propaganda, em nada disso. Sou apenas um entusiasta dessa arte chamada Publicidade. Se você reparar minha lista de links ali no canto, verá que uma de minhas paradas obrigatórias diárias é o excelente blog Brainstorm #9, do Carlos Merigo (@cmerigo). E vendo alguns vídeos no Brainstorm, parei para pensar em como as propagandas evoluíram nos últimos anos.

Antigamente, para um produto ser sucesso, o que interessava era ter um jingle forte. Se você não viveu em outro planeta nos últimos 20 anos, com certeza vai lembrar de músicas clássicas das propagandas, como a do Guaraná Antarctica (Pipoca na panela... e por aí vai). Depois, veio a onda do humor - que meio que continua até hoje, só que repaginada. Agora, o negócio é viral. E, como em toda moda, tem gente que perde a mão e faz porcarias. E, como em toda moda, tem gente que acerta em cheio e faz comerciais fantásticos.

Abaixo, seguem dois exemplos do que estou falando. O primeiro é da loteria esportiva canadense, e apesar de ser engraçado, para mim não tem lógica alguma. O slogan está mal encaixado, e se você não souber do que se trata, não vai entender nada. O segundo eu peguei no B#9 e, confesso, não consigo parar de assistir. Feito exclusivamente para a Internet, o vídeo da Coca-Cola é um dos mais criativos que já vi, e usa com maestria o elemento viral.

Loteria Esportiva Canadense


Coca-Cola
 

Nenhum comentário: